sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Batata Rosti...


Rösti é um prato de batata da Suíça, do Cantão de Berna, pertencente à "parte alemã" do país. Cada um dos 26 cantões, como são chamadas as regiões da Suíça, descobriu um jeito diferente de preparar as batatas. Em geral, elas são servidas no formato de uma panqueca e podem levar outros ingredientes na receita, como bacon, cebola, queijos, maçãs e ervas frescas dependendo da região. Rösti significa "crocante e dourado" e as batatas passam a ter estas propriedades depois de fritas em frigideira com manteiga e óleo até ficarem com uma crosta dourada nos dois lados. Antes de serem fritas, elas são cozidas e descansam até serem raladas em grossas fatias.

Vamos a receita simples:

4 batatas médias
4 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de manteiga
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Preparando:

Cozinhe as batatas inteiras e com casca até que estejam ainda firmes no centro. Resfrie-as. Retire a casca, rale no orifício mais grosso do ralador e reserve.

Misture a batata ralada à manteiga e tempere com sal e pimenta. Faça panquecas, apertando levemente uma porção da mistura de batatas entre as palmas das mãos abertas.

Numa frigideira antiaderente, aqueça o óleo e frite as “panquecas” até dourá-las, amassando para que fiquem levemente achatadas.

E tu pode colocar o que quiser por cima, seja mussarela, bacon, calabresa, tomate, ervas finas, o teu recheio é que vai dar o tom desta delícia.

E-joy It

Glayson Nunes

Cura Ressaca...


Bora lá curar toda a ressaca do Carnaval e tocar a vida porque o ano agora começa oficialmente...
Tive um carnaval gostoso e despreocupado, numa calmaria danada... ótima companhia e muito descanso... mas mesmo assim a excelente companhia nos ajuda a beber um pouquinho, rir até mais tarde e com isso para alguns vem a bendita ressaca, e eis a receita prática e gostosa que como dizem os populares... "levanta até defunto".

Tu vai precisar de:
Carne de 2º (acem, paleta) - eu fiz com 300grs p/ 3 pessoas.
2 cenouras
4 batatas inglesas
linguiça calabresa
temperos à gosto...
Farinha de rosca
queijo ralado
suco de limão
1 colher de farinha de trigo...

Preparando tudo;

Corte as cenouras de sua preferência e as batatas para que sejam cozidas junto à carne, e para a carne eu fiz o seguinte tempero: Cebola, alho, pimenta calabresa, bati tudo até obter uma consistência cremosa e lambuzei a carne neste tempero com meio copo de suco de limão, reserve por um tempinho para a carne pegar o tempero.

Na panela de pressão, frite a carne no azeite e logo em seguida coloque as cenouras, as batatas e coloque também a linguiça calabresa cortada em rodelas sem fritar, pode confiar, o sabor é indescritível. Cubra com água todos os alimentos na panela, retempere a seu gosto, eu não uso sal... deixe na pressão por 20min.

Retire a pressão e separe o caldo dos alimentos. Os alimentos tu irá colocar em um marinex de preferência forrando o fundo e ao caldo ainda quente tu irá adicionar a colher de farinha de trigo e mexer rapidamente para não engrossar. Feito isso pegue agora o caldo concentrado e coloque por cima dos alimentos distribuidos na marinex, coloque o quanto quiser de queijo ralado e pegue a farinha de rosca e cubra todo o marinex, eu salpiquei mais queijo depois de cubri-la, e leve ao forno quente por 20min.

De acompanhamento eu utilizei um arroz branco e fiz um angú (polenta) para ainda dar mais sustância.

Beijos meus,

Glayson Nunes

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A batata inglesa...


A batata é originária do Peru, onde fora cultivada desde eras imemoriais pelo povo inca, sendo chamada de "papa" na língua quíchua. Ainda em nossos dias, nos países andinos, produzem-se e se comercializam mais de 200 variedades diferentes de batatas.

Recente pesquisa baseada no DNA comprovou que todas as variedades da batata descendem de uma única variedade de planta originária do sul do Peru. Esta mesma pesquisa evoca evidências arqueológicas de que o vegetal ali já era cultivado há 7.000 anos para efeitos de alimentação humana.[carece de fontes?]

Em 1570, a batata foi levada para a Espanha, de lá se disseminando para a Europa e depois para todo o mundo. Actualmente, a cultura mundial atinge a cifra de cerca de 300.000.000 toneladas/ano.

A batata é rica em grãos de amido, armazenados nos amiloplastos.

Gastronomia:

As batatas têm grande importância na culinária. Podem ser consumidas fritas, assadas ou cozidas. São muitas vezes consumidas quentes, como acompanhamento da refeição principal, ou frias como parte de saladas. Em alguns países elas são servidas no café da manhã, amassadas ou raladas e fritas.

Curiosidade:

O ano de 2008 foi considerado o ano internacional da batata.


Glayson Nunes,

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Pavê de Bombom...


Depois de descansar pra valer no Carnaval, voltei com mais receitas para nós... este pavê é tudo de bom e muito fácil de ser feito... depois da ressaca de carnaval um bom doce ajuda muitooo...

vamo lá,

10 bombons
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de leite
290 g / 1 lata de creme de leite
1 colher (sobremesa) de maisena
5 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de chocolate em pó
2/3 xícara (chá) de leite
3 gemas
3 claras

Faça assim:

1. Pique os bombons em cubinhos. Reserve.

2. Numa panela, coloque o leite condensado, o leite, a maisena e as gemas peneiradas. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Deixe cozinhar por mais 5 minutos. Reserve.

3. Numa outra panela, coloque o leite e o chocolate em pó. Espere ferver e retire do fogo. Reserve.

4. Bata as claras até ponto neve. Vá acrescentando o açúcar aos poucos para as claras não murcharem. Desligue a batedeira e acrescente o creme de leite delicadamente às claras. Reserve.

5. Num recipiente adequado, coloque o creme amarelo no fundo. Cubra com os bombons picados. Regue com o achocolatado e cubra com o creme de claras.

6. Leve o recipiente à geladeira por, no mínimo, 3 horas ou até ficar consistente.

Bom começo de ano para todos!!!

Beijos, Glayson Nunes

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Filé de peixe ao Forno...





Receita rápida, fácil e leve...


2 colheres de vinho branco (beba o resto)
8 colheres de azeite
½ xícara de molho de tomate
Sal pimenta do reino e alecrim...
4 batatas cortadas em rodelas finas
2 cenouras em rodelas finas ou raladas
alho...
1 quilo de filé de peixe
1 cebola em rodelas
1 tomate em rodelas
Coentro...
Suco de um limão

Preparar uma marinada com o azeite, o suco de limão, o sal, a pimenta, o alecrim e o vinho deixe as postas de peixe de molho neste tempero descansando por uns 30 minutos. Descasque as batatas e as cenouras, arrume em uma assadeira untada as batatas e as cenouras cortadas (se quiser cozinhe um pouco por 15min), por cima a cebola em rodelas finas e o alho. Feito isso coloque o peixe sem a marinada, e cubra o com as rodelas de tomate e o molho de tomate, coloque o coentro e por último o caldo da marinada.

Leve ao forno quente por mais ou menos 30 minutos.

Eu adoro peixe com arroz e salada...

Receita ótima para o Carnaval...

xxx

Glayson Nunes

Drinks.: After Eight


After eight... é, hummm... acho que vou deixar assim... sem adjetivos... apenas
HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM...

Então,
1 xícara de leite
1 lata de leite condensado
1 lata de vodka (utilize a mesma lata do leite condensado)
½ barra de chocolate meio amargo picado
½ lata de licor de menta
Gelo, muito gelo... umas 10 pedras...

Faça assim:
Derreta o chocolate no leite em banho-maria e reserve. No liquidificador tu bate o leite condensado com a vodka, o licor e o gelo (muitooo). Despeje numa jarra e adicione o chocolate derretido. Misture e sirva-se!!!

Embriague-se nesta delícia com chocolate e menta... (moderadamente)

Glayson Nunes

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Batata Gratinada no Catupiry com Bacon...



Vocês devem estar odiando este meu blog né... a poucos dias no ar e só receitas diets, lights e afins... rs... na verdade até agora só uma receita de salada, mas convenhamos, que graça tem em dar receita de salada??? precisa de receita??? o segredo da salada é colocar tudo o que tu gosta numa travessa, mexer e comer... se puder com um molho a base de ervas finas ou limão... afinal já dizia o Roberto Carlos, tudo que é bom é ilegal, imoral ou engorda!



E pra não fugir a regra, mais uma receita contendo batatas assadas, bacon e desta vez catupiry... e logo abaixo da receita algumas dicas bakanas... enjoy it!

500 g de batata (qualquer tipo)
300 ml de leite
1 colher de sopa de margarina ou manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
100 g de bacon
1/2 xícara de catupiry (opciona)
sal e noz moscada...

Fácil:

Descascar as batatas e colocar para cozinhar em água fervente e salgada. Escorra e reserve. Para o molho branco coloque a margarina na panela e derreta. Acrescente a farinha de trigo e faça mexa bem até que se forme uma "pastinha". Abaixe o fogo e acrescente o leite aos poucos. Se necessário, desfaça os grumos de trigo com um fuet. Tempere com sal e noz moscada a gosto. Coloque o molho branco sobre as batatinhas, salpique o bacon previamente desengordurado, coloque colheradas de catupiry e leve para gratinar.

Coma quente, e eu num fiz nenhum acompanhamento não.

DICAS:

Cozinhe as batatas em água bem salgada! Coloquem sal e provem a água até achar que ela ficou bem salgadinha. Isso é o que faz com que a batata pegue gosto.

Não façam um molho branco muito duro. A textura correta é a de um "creminho aveludado", pois depois que vai ao forno ele endurece mais.

Para desengordurar o bancon, façam o seguinte: piquem do tamanho que desejarem. Peguem um prato e forre com papel toalha. Disponha os pedaços de bacon sobre o papel toalha e cubram com outra folha. Levem ao microondas por 3 minutos, olhando sempre a cada minuto. A gordura sai todinha e você tem um bacon bem sequinho!


Sorte, sucesso e Saúde Sempre...
Glayson Nunes

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Cake Choco-lemon...


Para este bolo que eu tenho certeza que tu irá fazer, pois a foto pode não ser a melhor e mais bonita já tirada, mas eu explico... minha mão estava trêmula de fome ao ve-lo pronto...


Vamo lá, receitinha básica e com pulo do gato!


12 colheres de trigo

8 colheres de açúcar

2 colheres de manteiga

1 ovo

1 xícara de leite

1 colher (não muito exagerada) de pó royal

Se gostar...
Limão - uma colher

Café - uma colher

Chocolate granulado (para decorar).


Preparo:


Já ligue o forno enquanto prepara a massa, é bom aquecer uns 10min.

No liquidificador, bata: leite, manteiga, ovo e o açúcar. Depois misture o trigo e por último o pó royal.


Se quiser teu bolo feito o da foto, vamos ao "pulo do gato".


Divida a massa em duas quantidades iguais, em uma delas você irá colocar o suco do limão e um pouco de granulado e mexer bem, feito isso reserve.

Na outra massa que tu separou, coloque a colher de café e um pouquinho de granulado, mexa bem e reserve. O café dá um aroma especial ao bolo e deixa a massa muito soltinha e gostosa.


Na forma coloque as duas misturas alternadas para dar um efeito marmorizado e coloque para assar em forma de tua preferência por 40 min.


A cobertura:


1 xícara de leite

1 colher de manteiga

4 colheres de achocolato em pó

1 colher de maizena


Coloque todos os ingredientes em uma panela e mexa sem parar para que não empelote e o ponto você escolhe... se quiser mais liquida deixe menos tempo no fogo, eu gosto dela mais cremosa... e principalmente, coloque sobre o bolo antes dele esfriar por completo.


Quando fizer, volte aqui e deixe seu comentário.


Divirta-se sempre...

Beijos



Glayson Nunes


Curiosidades... Mamão - papaya


Nome Científico: Carica papaya
Nome Popular: Mamão, papaia, ababaia, mamoeiro, papaeira, mamão-papaia, mamãozinho, mamão-do-amazonas, pinoguaçu,
Família: Caricaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América Tropical
Ciclo de Vida: Perene

O mamoeiro é uma árvore de caule semi-herbáceo, oco, cilíndrico e simples. No topo da árvore não vemos ramos, apenas folhas grandes, digitilobadas, com nervuras amarelas, sustentadas por longos pecíolos. Ao caírem, durante o crescimento da planta, as folhas deixam grandes cicatrizes no caule. O mamoeiro pode produzir flores masculinas, femininas ou hermafroditas em plantas dióicas ou monóicas.

O mamão é um fruto carnoso, grande, indeiscente, com polpa macia, densa, aromática e de coloração variável entre o amarelo e o vermelho. Sua casca é lisa e fina, verde na ocasião da colheita e que torna-se gradativamente amarela ou alaranjada com o amadurecimento. A cavidade interna do fruto contém numerosas sementes pretas, comestíveis, de sabor picante, revestidas por uma substância mucilaginosa.

Os mamões maduros são consumidos geralmente in natura, mas têm ampla utilização culinária, na forma de shakes, doces, pudins, ensopados, etc. Os mamões verdes, cortados em tiras finas, são utilizados na preparação de um saboroso doce em calda. O mamão é uma fruta sensível que deve ser acondicionada, transportada em armazenada sob cuidados especiais, para que não sofra machucaduras que inviabilizem sua comercialização e consumo.

A seiva leitosa extraída do frutos verdes e do caule, contém a enzima papaína, largamente utilizada como medicinal e na indústria, como amaciante de carnes, tratamento de couros e na composição de cosméticos.

Medicinal
Indicações: Afecções renais e repiratórias, obesidade, flatulência, prisão-de-ventre, verminoses, azia, verrugas e pólipos.
Propriedades: Antiinflamatória, calmante, cicatrizante, digestivo, diurético, emoliente, laxativa
Partes usadas: Folhas, raízes, flores, seiva, frutos.
Cuidado: Algumas substâncias contidas no mamão podem suprimir os efeitos do hormônio progesterona na mulher, ocasionando abortos. Por este motivo não é recomendado o consumo por mulheres grávidas.


Vai um mamãozinho ae???

Beijos e muitas alegrias à todos...

Glayson Nunes

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Salad i-ching...


Depois de várias pessoas dizerem que a foto de abertura do blog está linda, decidi postar a receita desta salada hiper prática e para aqueles dias quentes, para quem está de regime, para quem tem pressa ou, simplesmente, para quem adora uma saladinha, essa salada é rápida e saborosa, Além de muito nutritiva fica ótima acompanhando vários pratos ou mesmo comida sozinha. Se servida como acompanhamento, a quantidade abaixo dá para quatro pessoas.

Vamos lá:


1 Pé de Alface
1 Xícara de Chá de Queijo Minas Frescal Cortado em Cubos
1 Xícara de Chá de Talos de Salsão Picados
5 Salchichas de Peru ou de Frango
2 Tomates Picados em Rodelas ou Cubinhos. (Se Preferir, Pode Usar Tomates Secos)
1 Cebola Média Cortada em Rodelas ou Cubinhos
3 Colheres de Sopa de Suco de Limão
6 Colheres de Sopa de Azeite Extra Virgem
2 Colheres de Sopa de Salsa Picada
1 Ramo de Orégano Fresco

( se não encontrar, serve um punhado do seco bem esmagado – a gosto )...
Pimenta-do-Reino Branca e Sal a Gosto....

Prepare assim:

Pique finamente a alface e coloque numa saladeira. Junte o queijo, o salsão, os tomates, a cebola e as salsichas cortadas em rodelas grossas. Com os outros ingredientes, faça um molho misturando bem o azeite, o suco de limão, a salsa, o orégano, a pimenta-do-reino branca e o sal. Despeje tudo sobre a salada e misture bem usando dois garfos.

Bon Apettit...


Beijos


Glayson Nunes

Parisiense à mineira...



Receita magnífica para um sábado, e quer mais... reuna amigos e divirtam-se no preparo e aproveitem demais o prato logo em seguida... de fato é algo bastante calórico... mas o sabor é o que há de melhor...

Para este parisiense à mineira iremos utilizar:

macarrão
( de tua preferência, eu utilizei fetuccini, mas fica muito bom com penne ), a quantidade ficará por conta de quantos forem comer... eu utilizei meio pacote e rendeu muito bem para 3 pessoas adultas...

frango desfiado
presunto cortado em cubos
milho verde ou ervilhas frescas...
cenoura ralada
mussarela para gratinar...
e um delicioso molho branco...

e mais... temperos, muitos temperos...

Enquanto o macarrão estiver cozinhando... tempere o peito de frango a teu gosto... eu o fritei no azeite com bastante cebola e alho, depois de frito adicione o presunto em cubos (aprox 300grs) e a cenoura ralada e reserve...

Faça o molho branco:

· 2 xícaras de leite
· 2 colheres (sopa) de manteiga
· 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
· sal, noz - moscada e pimenta do reino branca a gosto

1. Ferva o leite
2. Derreta a manteiga, junte a farinha e mexa bem até obter uma pasta homogênea
3. Aos poucos, acrescente o leite e bata, constantemente, para não empelotar
4. Deixe cozinhar por alguns minutos e tempere com sal, noz-moscada e eu tenho o costume de colocar um pedaçinho de knorr, neste caso utilizei o de galinha.

Quando o fetuccini estiver cozido, misture a ele o molho branco + o frango desfiado com presunto em cubos, a cenoura ralada e o milho verde - a quantidade você decide, pois uns gostam de pouco milho verde, ou acham que cenoura demais não ficará muito bom... eu utilizei bastante de tudo... e misture tudo e coloque junto um bom punhado de mussarela ralada...

Coloque em teu refratário favorito... e regue com bastante mussarela, orégano e parmesão ralado... coloque no forno pré-aquecido e logo que tenha derretido a mussarela (gratinado)... tu pode colocar a mesa e servir este fetuccini parisiense à mineira...


Acompanhamento... a única coisa que utilizei foi um frisante, que nada mais é que um vinho de mesa gaseificado.

Agradecimentos especiais: à Luciana Dupin que me deu a enorme satisfação de te-la à mesa...



Beijos e muitos risos...

Glayson Nunes

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Patinho afogado na Cerveja


Mega e delícioso almoço de sábado...


Ainda chove em BH... logo pensei em fazer algo bem quentinho e gostoso... então lembrei desta receita que eu carinhosamente coloquei o nome de "patinho afogado na cerveja".


Para esta receita:


Uma peça de patinho (usei 350 grs)

1 embalagem de creme de cebola

Molho de tomate ( de caixinha, latinha, feito por tu...)

1 lata de cerveja SKOL (rs... não use qualquer uma, o patinho pode se chatear...)

Cebola, alho, ou um tempero de tua preferência...


Como fazer...


tempere o patinho (ou carne de tua escolha) com aquele temperinho gostoso, imagine estar temperando um belo e suculento bife, fure a carne e passe o tempero por todos os lados, deixe descansar por uns 10min. Na panela de pressão coloque óleo o quanto baste para fritar a carne, e frite-a com os teus temperos, eu além de passar meu temperinho nela, ainda coloco mais cebola e alho enquanto frito... depois de frita adicione o molho de tomate e dissolva o creme de cebola na cerveja e coloque tudo junto na panela... eu sempre adiciono uma pimentinha do reino e até mesmo a pimenta calabresa, um pouco de água pois a carne deverá ficar na pressão por 25 min...

Assim que a bendita zueira na panela de pressão conte 25 min e desligue a panela, neste tempo prepare o acompanhamento... fiz hoje arroz com cenoura ralada ( eu amo ) e batata palha.


O resultado está nesta montagem na foto acima... clique na imagem para ve-la maior!


Bom almolo, bom jantar, e ótima diversão na cozinha...


Beijos e risos...


Glayson Nunes

Tekitos à Parmeggiana...






Sexta-feira 13 chuvosa em BH... Uma semana punk daquelas... tu chega em casa, cansado, molhado e com fome... o que fazer? Dica rápida e muito gostosa de um jantar (mata a fome)rápido para esta ocasião...

Tu irá precisar de:

1 cx de Tekitos Sadia
Molho de tomate de tua preferência
Tempero
Presunto
Mussarela
Parmesão Ralado

Frite os tekitos em óleo quente e reserve.
Em uma panela prepare o molho de tomate, e não o deixe ralo demais, deixe-o mais incorpado. Pegue uma assadeira e coloque um pouco do molho feito ao fundo e "monte" os tekitos fritos, coloque um pouco mais de molho sobre eles, presunto (se for ralado fica ainda melhor), e bastante mussarela e queijo ralado.
Leve ao forno até dourar...
Sirva quentíssimo e com aquele arroz quentinho...

Este prato é extremamente barato e prático, pois imagina chegar do trabalho às 21h30 e ainda ter que empanar o frango, que por sí só já faz aquela mega bagunça, fritar, depois fazer o molho e etc... dessa forma tu diminui teu tempo na cozinha, fica delicioso e 25 minutos você estará apreciando teu prato!

Beijos e risos...
sempre...

Glayson Nunes

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Batata assada com Bacon



Você irá precisar de...

2 batatas
2 colheres (sopa) de requeijão
50 g de bacon
1 colher (sopa) de salsinha, picada
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de queijo parmesão, ralado
sal e pimenta-do-reino, a gosto
papel alumínio, o quanto baste

Como fazer...

1. Ligue o forno em temperatura média ...

2. Lave bem as batatas. Enrole-as em papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos ou até que fiquem macias...

3. Enquanto as batatas estão assando, separe os ingredientes do recheio.

4. Corte o bacon em fatias bem finas. Corte as fatias em tiras; e cada tira em cubos bem pequenos.

5. Coloque uma frigideira para esquentar. Quando estiver bem quente, coloque o bacon e misture. O bacon soltará sua própria gordura. Deixe-o na frigideira por 5 minutos até ficar bem dourado.

6. Retire a frigideira do fogo e use uma escumadeira para separar o bacon da gordura. Coloque o bacon num prato e jogue a gordura fora.

7. Junte ao bacon o requeijão, a salsinha, o queijo parmesão e a manteiga. Reserve.

8. Quando a batata estiver pronta, retire do forno, desenrole do papel e coloque-as sobre uma tábua. Corte a “tampa” de cada batata, ou seja, 1/3 de cada batata no sentido horizontal.

9. Com uma colher de sobremesa, retire o miolo das batatas e coloque na tigela junto com o bacon. Cuidado para não furar a casca da batata.

10. Misture muito bem o recheio e ajuste os temperos.

Glayson Nunes

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Torta Pão de Queijo Mineiro


Você irá precisar para fazer esta delícia de...


2 ovos
1 pitada de Fermento em pó
1 copo americano de leite
½ copo americano de óleo
1 ½ copo americano de polvilho azedo
100 grs de queijo parmesão ralado


(à gosto)


Pimenta calabresa e orégano...


Utilize uma forma de fundo falso...


Coloque o forno para esquentar em alta potencia.


No liquidificador bata todos os ingredientes, de menos o fermento. Quando a mistura estiver homogênea coloque o fermento em pó e uma pitada bem rasa de sal. Coloque a mistura na forma e se gostar jogue por cima orégano e um pouco mais de queijo ralado só para decorar e dar mais um gostinho. Asse em forno médio por uns 35 minutos ou até que doure.


Sirva quente e divirta-se tomando aquele cafezinho.


Glayson Nunes

Feijoada de Sábado...



(Receita para 2 pessoas)



Você irá precisar de...



Feijão preto cozido
Lingüiça Calabresa Defumada ( 1 lingüiça )
Lingüiça Paio ( ½ lingüiça )
Bacon ( 250 grs )
Carne de segunda cozida ( acém, paleta ou outra de sua preferência )
3 dentes de alho, e cebola a gosto... eu uso bastante.
1 caldo para feijoada desses de caixinha.
2 folhas de loUro...



Preparo...




Em uma panela frite primeiro o bacon, quando estiver ficando já dourado coloque a lingüiça defumada cortada bem pequenininha e frite mais um pouco e logo em seguida adicione o paio também cortado em rodelas... após fritar coloque a carne cozida, pode ser a mesma carne que você usou para um ensopado com batatas, uns 8 pedaços pequenos são mais que suficientes... frite mais um pouco e adicione o alho e a cebola para fritar e dar mais sabor as carnes.
Depois de tudo frito, coloque na mesma panela o feijão preto com bastante caldo, mais o caldo de caixinha de feijoada, as folhas de loUro e deixe ferver até que o caldo fique grosso e gostoso.



Acompanhamento...

Em uma panela coloque 3 dentes de alho, cebola a gosto e uma pitada bem rasa de sal com meio caldo para arroz daquele de caixinha comprado no supermercado e frite tudo junto com um pouco de azeite, pois no meu caso eu só uso arroz parboilizado e ele não precisa de óleo.
Enquanto você estiver fritando os temperos que darão aquele sabor único ao seu arroz, ferva 2 xícaras e meia de água. Na panela com os temperos já dourados coloque um copo americano de arroz e suco de meio limão (dica para ficar saboroso e soltinho), adicione a água que estava fervendo e deixe cozinhar por 20 min ou até que toda a água esteja seca.

Não é um prato 100% leve, mas muito saboroso e uma excelente refeição para os dias menos quentes.


Glayson Nunes



 
1.