domingo, 26 de abril de 2009

Série _ Café-da-Manhã _ 5 _ Estilo Natureba

Pessoas, continuando a séria café-da-manhã, vamos prosseguir com o natureba... neste teremos cenouras... ótima, ótima... já falei dela aqui... dêem uma olhada pois vale a pena consumi-la sempre!

Tu vai precisar de:

2 fatias de pão de centeio ou 7 grãos
3 fatias de peito de peru e uma de queijo branco magro
cenoura ralada
suco de 3 laranjas,,,

Benefícios...

O pão de centeio melhora o processamento de insulina e glicose pelo corpo, o que é ótimo para controlar o peso. Ainda reduz o risco de diabetes. O betacaroteno da cenoura tem propriedades antioxidantes e protege o sistema imunológico.

Por porção:
429 calorias
22 gramas de proteína
3 gramas de gordura
78 gramas de carboidrato
3 gramas de fibra...

Bão dimaisssssss

Beijos e queijos, domingo de manhã... sol e calor, estou saindo para preparar uma receita de pão-de-queijo que eu já postei aqui em Fevereiro, simplesmente adoro!!!

Volto hoje ainda!

Glayson Nunes

Alho...

>> alho

Consumido desde a Antiguidade, esta planta foi sacaneada por alguns povos que apelidaram de “rosa fétida”. Mesmo assim é impossível negar o sabor a mais que ela empresta aos pratos. O ideal é combinar com alimentos já fortes, como carne vermelha e molho de tomate e evite colocar em alimentos mais delicados, pois ela anula seu gosto natural. Prefira consumir o alho cru, que preserva sua substância poderosa, a alicina. Ela ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL), fortalece o sistema imunológico e está associada ao combate de vários tipos de câncer.

eu uso até para fazer quibe.

xxx

Glayson Nunes

quinta-feira, 23 de abril de 2009

I'm Back

Gente, desculpe o sumiço nos últimos dias, meu notebook, amigo e companheiro, resolveu ter uma crise de stress de domingo pra cá e não quis trabalhar de forma alguma... tentei de tudo e ele nem ligar queria, com muita paciência e um jeitinho peculiar, dei nele um cacete e o lembrei da escravidão que ele vive aqui em casa... são 3 anos me servindo diariamente e sem remuneração extra e nem férias, tampouco 13º... mas eu amo ele!!! kkkk

é isso, amanhã eu volto com mais dicas, irei continuar a série café-da-manhã e mais delícias... espero que estejam todos bem, abraço forte!

Eu,


domingo, 19 de abril de 2009

Bolinhos de Chuva...


Pessoas, saindo um pouco da linha light hoje, depois de várias dicas saudáveis, vamos a esta receita que lembro de minha mãe, ela fazia sempre nos fins-de-semana lá em casa, lógico que depois de muita insistência!


Ingredientes do Bolinhos de Chuva...


1 xícara de farinha de trigo

canela em pó a gosto

açúcar a gosto

óleo para fritar

meia xícara de leite

4 colheres de açúcar

2 ovos

meia colher de fermento em pó

meia xícara de amido de milho (maisena)


Modo de preparar Bolinhos de Chuva...


Misture o trigo, o leite, os ovos, o fermento, a maisena e o açúcar. Mexa bem. Frite em óleo quente, até dourar, porções feitas com uma colher. Retire e deixe escorrer. Passe no açúcar com canela.


Fica ótimo com um cafézinho...

Glayson Nuñes...rs...rs...

8 Motivos para Você Beber mais Água...

A água é sinônimo de vida – não é à toa que uma das grandes preocupações do momento é a preservação desse líquido cada dia mais precioso.

Para ajudá-la a manter a corpo e a saúde em dia, vou lhes dar pelo menos oito motivos que fazem da água uma das suas melhores amigas.

1 - Facilita a Digestão
A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.

2 - Combate o Inchaço
Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, conseqüentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Por outro lado, bem hidratada, sua pele fica bonita e seu cabelo e unhas fortes. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.

3 - Reduz Infecções
Ao se manter hidratado, você assegura que seu corpo será bem nutrido pelo sangue. É ele também que transporta minerais, como o ferro – importante para fortalecer as defesas do organismo.

4 - Regula a Temperatura
Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.

5 - Turbina a performance na malhação
O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares “ficam azeitadas”, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.

6 - Desintoxica e previne a celulite
Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo – e a sua saúde! – fica comprometido. A água amolece as fezes, facilitando a eliminação delas. Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento de celulite.

7 - Ajuda a emagrecer
Isso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade. A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece.

8 - Melhora a absorção dos nutrientes
Vale lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam da água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas.

Viu, são mais 8 dicas que vão ajudar você a Viver Bem e Gostoso, eu se você fosse, não ficava aí só sentado e lento... bora lá pra cozinha tomar mais água agoraaaaa.

Glayson Nunes

Valor Nutricional dos Alimentos...


Olha só o tanto de coisa bakana que tem em um ovo cozido, sei que o mundo tá cheio de gente que vira a cara quando se fala em comer ovos... dizem ser sinônimo de pobreza... acho que deveriam rever este conceito, anyway... ovo cozido faz muito bem, veja:


Quantidades por grama:

Água (%)
75
Calorias
80
Proteína (g)
6
Gordura (g)
6
Ácido Graxo Saturado (g)
1,7
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)
2,2
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)
0,7
Colesterol (mg)
274
Carboidrato (g)
1
Cálcio (mg)
28
Fósforo (mg)
90
Ferro (mg)
1
Potássio (mg)
65
Sódio (mg)
69
Vitamina A (UI)
260
Vitamina A (Retinol Equivalente)
78
Tiamina (mg)
0,04
Riboflavina (mg)
0,14
Niacina (mg)
Traços

eggs,


By Glayson Nunes

Série _ Café-da-Manhã _ 4 _ Ovos Mexidos

Ingredientes:

1 ovo
1 tomate picado sem semente
1 fatia de presunto magro
2 fatias de pão de centeio
1 copo de suco de uva

Bata o ovo e leve ao microondas por um minuto, misture o tomate e cozinhe por mais 30 segundos. Monte o pão de centeio e o presunto. Beba o suco! rs...

>> Benefícios: O ovo contém proteína e lecitina, substância vital para a memória. O pão reduz a queda nos níveis de açúcar no sangue. O suco de uva dá o antioxidante resveratrol, que ajuda a baixar o colesterol e melhora o fluxo de sangue para o coração.

Por Porção:
420 calorias
18 gramas de proteína
9 gramas de gordura
69 gramas de carboidrato
6 gramas de fibra

Thats the way it is...

Glayson Nunes

sábado, 18 de abril de 2009

Cenouras...


A cenoura foi conhecida e apreciada pelos gregos e romanos e é uma raiz, tipicamente cor de laranja com uma textura lenhosa.

As cenouras são comidas cruas, inteiras, ou como parte de saladas, e são também cozidas em sopas e refogados. Também se pode fazer bolo de cenoura. A parte folhosa da planta não é comida na maioria das culturas, mas é comestível.

As cenouras são grandes fontes de fibra dietética, antioxidantes, minerais e β-caroteno. Este último, responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal, é uma provitamina A (substância que dá origem à vitamina A dentro de um organismo vivo). Ele ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão. Também ajuda a manter o bom estado da pele e das mucosas. No ser humano, apenas cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A.

Valor nutricional

Cada 100 gramas de Cenoura (Daucus carota) contém:
Calorias - 51kcal
Proteínas - 1,5g
Gorduras - 0,3g
Provitamina A - 14500 U.l.
Vitamina B2 (Riboflavina) - 30 mcg
Vitamina B3 (Niacina) - 0,3 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) - 27 mg
Potássio - 290 mg
Sódio - 100 mg
Cálcio - 45 mg
Fósforo - 40 mg
Enxofre - 22 mg
Cloro - 5 mg
Magnésio - 4 mg
Silício - 2 mg
Ferro - 1 mg

É isso pessoas, cenoura é bom demais e pode ser consumida diariamente, eu adoro... costumo ralar ela e colocar no arroz... fica muito bom.

Lots of Love

Glayson Nunes

Biscoitinho de Polvilho...


Pessoas, sábado a tarde... dia com temperaturas amenas em Belo Horizonte, mas com aquele vento frio característico desta época do ano... a sensação térmica é de 18 graus! Então, me ocorreu fazer um delicioso biscoito de polvilho assado, receita prática e muito barata... e com um sabor incrível!

Vai buscar n0 teu armário:

1 copo de leite
1/2 copo de óleo
2 copos e meio de polvilho azedo
1 colher de sal
1 ovo
1 copo pequeno de água fria
queijo ralado (a gosto)

Em uma panela funda coloque o polvilho, sal e o queijo ralado. Ferva o leite junto com o óleo e misture no polvilho. Após escaldar coloque o ovo e a água fria... como eu gosto de coisas práticas bati tudo na batedeira para ficar pronto mais depressa!

Pegue uma sacola, faça um pequeno furo em uma das pontas, coloque a massa dentro e faça molde os biscoitos na assadeira untanda em manteiga!

Asse em forno quente por 25min.

Dica da minha mãe: Nos 5 minutos finais no forno, abaixe o fogo e deixe o biscoito em forno baixo para que ele fique mais crocante. Retire do forno quando ele estiver coradinho e coloque em uma travessa em cima do fogão para ele continuar aquecido, cubra com um pano até que tu termine de assar.

Beijos e queijos pra todos, estou indo para o cinema!
Tchau!

Glayson Nunes

Série _ Café-da-Manhã _ 3 _ Pegue e Leve

Continuando...

Este café-da-manhã é bom para:

Ajuda a construir os músculos,
Ativa seu cérebro e combate o estresse e a depressão,
Combate doenças cardíacas,

Tu não vai levar 1 minuto neste preparo, dúvida?

2 torradas integrais
1 colher de requeijão light
1 copo de iogurte de frutas
1 maçã
2 castanhas-do-pará

>> Benefícios: Contém fibras, proteínas e cálcio em grande quantidade. As castanhas fornecem gorduras benéficas ao coração, além de selênio e vitamina E, antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer. Seu empenho na academia também ganha!

Por Porção:

389 calorias
14 gramas de proteína
15 gramas de gordura
51 gramas de carboidrato
7 gramas de fibra

Este café é a largada perfeita para começar um bom dia!

Glayson Nunes

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Curiosidade...

O queijo quando derretido perde algum nutriente?

Sim. Normalmente os alimentos frescos apresentam mais nutrientes do que aqueles que são cozidos. O que ocorre é que algumas substâncias presentes nos alimentos são sensíveis ao calor e se perdem ou se alteram durante o processo de cocção. No caso do queijo, ele perde um pouco do cálcio e das vitaminas do complexo B. Mas essa redução é suficiente para acabar com os benefícios do alimento. Vale lembrar que quanto mais tempo sob o calor, maior será a perda nutricional.

P.S.: Cocção são técnicas utilizadas na preparação de alimentos cruz sob a ação de calor. Dentre essas técnicas, as mais utilizadas na cozinha são assar, grelhar, saltear, gratinar, brasear, fritar, cozer a vapor e braquear. Braquear, por exemplo é uma cooção em água fervendo, usada mais para legumes. Logo após o cozimento, dar o choque térmico em água fria.

Life and series...

Glayson Nunes

Espanhola de Morango...




Há tempos eu não postava um novo drink para vocês, este inclusive tem um nome bem sugestivo, Espanhola de Morangos... bora lá na receita e em breve estrearei uma nova série de drink's para a nova estação que entra nos próximos meses, o adorável inverno...

Use:

- 1 dose de vinho tinto suave- 5 morangos médios- 1 bola de sorvete de morango- 1 colher de sopa de leite condensado



Faça:


Ponha tudo no copo do liquidificador, bata bem e sirva.



Feel Free...

Glayson Nunes

Série _ Café-da-Manhã _ 2 _ Queijo Quente

Bom dia!!!

Seguindo a série de cafés-da-manhã saudáveis, esta é minha segunda sugestão desta semana... Queijo Quente com Vitamina de Morango...

2 fatias de pão de forma 7 grãos
1 fatia média de queijo branco
1 copo de leite desnatado
200 gramas de morango

Toste o pão, coloque o queijo sobre ele e leve ao micro-ondas por um minuto. Jogue o leite e os morangos no liquidificador e divirta-se com este saboroso café-da-manhã.

Este café ajuda a construir e cuidar de seus músculos e o coração também...

>> Benefícios: O pão de forma 7 grãos é rico em fibras alimentares, que atuam na diminuição do LDL, o colesterol ruim. Essas fibras também colaboram para baixar a pressão sanguínea!

Por Porção

356 calorias
19 gramas de proteína
6 gramas de gordura
43 gramas de carboidrato
7 gramas de fibra

Lift me Up!!!

Glayson Nunes

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Série _ Café-da-Manhã _ 1 _ Brasileiro

Pessoas,

Nos próximos 7 dias, irei postar 7 combinações para o café-da-manhã e sinalizações a respeito deles, suas calorias por porção e benefícios...

O primeiro, será o Brasileiro:

1 copo de leite desnatado
1 xícara de café com adoçante
1 pão francês + 2 pontas da faca de margarina (pão com margarina e não Margarina com pão)
1/2 mamão papaia (já vimos aqui o quanto ele nos faz bem).

Enquanto prepara o café, passe a margarina no pão e tire as sementes do mamão. Misture o café com o leite e bom apetite.

>> Benefícios: O leite fornece cálcio, importante para os ossos e dentes. O pão é fonte de carboidrato. Já o mamão é rico em vitamina C e licopeno, que diminui suas chances de ter câncer de próstata.

Por porção:

328 calorias
16 gramas de proteína
6 gramas de gordura
54 gramas de carboidrato
3 gramas de fibra.

Este simples e brasileiro café-da-manhã, combate doenças cardíacas.

P.S.: você pode substituir o leite e café por sucos naturais, caso estes façam mal pra ti.

Ciao,
Glayson Nunes

As Frutas pouco Calóricas...

Pessoas, no post abaixo eu mencionei frutas pouco Calóricas, vou deixar algumas aqui para ajuda-los na hora de escolher qual fruta comprar... lógico que elas são tudo de bom pra sua saúde e sua pele...

ameixa, laranja, tangerina, limão, maracujá, maçã, melão, melancia, pêra, pêssego, kiwi, nectarina, pêssego, e uvas.

São 14 tipos diferentes para tu, e quase todos servem para fazer um suco por exemplo.

xxx

Glayson Nunes

4 dicas para você não enfiar o pé no açúcar...

O desejo incontrolável de comer doces não é exclusividade das mulheres. A tentação que mexe com o estômago de todos, inclusive dos homens, não é cerveja, pizza e tampouco o refrigerante... o que mais nos deixa loucos é o DOCE!

1 >> Tome Café... A cafeína, ao estimular o sistema nervoso central, diminui o desejo por doces e age como um redutor de apetite.

2 >> Coma Barra de Cereal... Além de conter fibras e frutas oleaginosas, que são ricas em gorduras do bem, a quantidade de açúcar é suficiente para acabar com a fissura de detonar uma torta inteira. Se quiser, escolha as versões com um pouco de chocolate e garanta uma dose extra de endorfina, hormônio do bem-estar.

3 >> Mastigue Frutas Secas... Elas contêm frutose, seu açúcar natural, e não recebem açúcar refinado no processo de industrialização. Portanto, são menos calóricas.

4 >> Não Passe Fome... Quem come a cada três horas tem mais facilidade de se controlar diante de um doce. Para não extrapolar nos lanches, intercale os alimentos dos tópicos acima com frutas pouco calóricas, como kiwi e maçã.

Como sempre, espero ter ajudado e/ou inspirado vocês em algo... como estou de dieta forçadoooo... tudo está sendo bem-vindo, mas confesso que comer de 3 em 3hrs tem sido muito bom, e tem me dado um resultado bakana.

Enjoy it,

Glayson Nunes

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Light Tudor

Pessoas, na linha diet, light, whatever... desde que tenha poucas, muito poucas calorias, vejam o que estou lanchando agora à noite, by the way... comer de 3 em 3 hrs no máximo... vamos todos brincar de ser magros!!!

Em cada lanche utilizei:
1 fatia de presunto magro (peito de frango)
2 fatias de peito de peru
2 fatias de mussarela light
2 fatias de tomate
2 folhas de alface
Pão de sua preferência, e maionese de leite!

Nesta foto vocês verão o pão coberto com queijo (bastante calórico) mas como o milagre da dieta ainda é recente em mim, me permito umas escapadelas vez ou outra, mas tu pode usar o sírio que ficará uma delícia ou o integral, e se for beber leite, please DESNATADO e da Vaquinha! Muuuuuuuuuuuu...

O segredo é dar uma leve tostada no pão, independente do tipo... e montar o recheio (presunto, peito de peru e a mussarela) na chapa por 1 minuto... monte conforme teu gosto...



Execução: Rafa_

Sayonara!

Glayson Nunes

The Return...

Pessoas, como prometido no link anterior, estoy de volta in BH City... depois de longas horas na estrada e de um fim-de-semana perfeito... eis que voltei a boa e velha vida na capital... porém aos poucos vocês irão ver as novidades aqui no GourmetMag, principalmente no que diz respeito as nossas "delícias" aqui postadas... estou oficialmente de dieta a partir desta data, 13 de abril de 2009, e por período indeterminado... mas isso não quer dizer que só teremos receitas a base de alface não... lógico que tudo o que há de bom para se comer e VIVER BEM, estará aqui sempre... mas prestando sempre a atenção no que é melhor para nossa saúde... todavia, contudo, porém... enfiei o pé na jaca comendo na casa de minha mãe neste feriado... foi peixe frito (delicioso), farofinha, arroz, lombo grelhado, arroz doce, pudim... enfim... não faltou absolutamente nada... P.S.: MÃE EU TE AMO!!!



Lots of Love,

Glayson Nunes

domingo, 12 de abril de 2009

A Páscoa

A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes.

A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.

A suposta última ceia partilhada por Jesus e pelos discípulos é considerada, geralmente, um “sêder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos atermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Jesus por altura da hecatombe dos cordeiros do Pesach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta festividade.

Os termos "Easter" (Ishtar) e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pesach (Páscoa). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com Eostremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o historiador inglês do século VII, Beda.

Páscoa no Judaísmo...

Segundo a Bíblia (Livro do Êxodo), Deus lançou 10 pragas sobre o Egito. Na última delas (Êxodo cap 12), disse Deus que todos os primogênitos egípcios seriam exterminados (com a passagem do anjo da morte por sobre suas casas), mas os de Israel seriam poupados. Para isso, o povo de Israel deveria imolar um cordeiro, passar o sangue do cordeiro imolado sobre as portas de suas casas, e Deus passaria por elas sem ferir seus primogênitos. Todos os demais primogênitos do Egito foram mortos, do filho do Faraó aos filhos dos prisioneiros. Isso causou intenso clamor dentre o povo egípcio, que culminou com a decisão do Faraó de libertar o povo de Israel, dando início ao Êxodo de Israel para a Terra Prometida.

A Bíblia judaica institui a celebração da Páscoa em Êxodo 12, 14: Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra do Senhor: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua.

A palavra Páscoa em várias línguas...

Alemão - Ostern
Árabe - عيد الفصح (ʿĪdu l-Fiṣḥ)
Basco - Bazko
Búlgaro Пасха (Paskha)
Catalão - Pasqua
Espanhol - Pascua
Esperanto - Pasko
Finlandês - Pääsiäinen
Francês - Pâques
Friulano - Pasche
Georgiano - აღდგომა (Aghdgoma)
grego - Πάσχα (Páscha)
Inglês - Easter
Irlandês - Cáisg
Islandês - Paska
italiano - Pasqua
Latim - Pascha ou Festa Paschalia
Neerlandês - Pasen
Norueguês - Påske
Polonês - Wielkanoc
Português - Páscoa
Romeno - Paşti
Russo - Пасха (Paskha)
Sueco - Påsk
Turco - Paskalya

Boa páscoa à todos...

Amanhã retorno à BH e voltaremos com mais receitas!!!

Lots of Love,

Glayson Nunes

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Aprenda tudo sobre como GRELHAR seus alimentos...


Gentem! Eu que ultimamente abuso dos grelhados, e acabo utilizando receitas que tem a ver com grelha, vou explicar para todos como funciona este fenômeno!!! Leiam com atenção e caso tenham alguma dúvida, deixe um comentário que respondo assim que possível...

Grelhar é uma forma de cozimento que envolve calor direto. Pratos grelhados geralmente se referem à receitas com cortes menores, que levam menos tempo para chegar ao ponto ideal de cozimento, e que permitem uma variação maior de uso de temperos, sendo assados rapidamente deivo ao calor direto da grelha.

Por quanto tempo se deve cozinhar, quando se pode dizer que está pronto?

Embora a literatura sobre este assunto seja vasta, nada melhor que a experiência e seu toque pessoal. A minha sugestão é começar a provar os alimentos em intervalos para sentir sua frimeza e textura. Como regra geral, um bife de 5cm levará um total de 10 min mais ou menos para ficar muito bom. É importante ao grelhar uma carne, que você não a perfure como geralmente se faz para introduzir temperos etc, pois ao furar estaremos permitindo que os sucos internos escapem e assim a carne ficará seca e sem gosto.

Métodos para Grelhar:

Para grelhar, sempre é necessária uma grelha com qualquer tipo de fonte de calor. No entanto, algumas pessoas consideram grelhar em uma chapa de fogão. Este método é fritura rasa e absorve toda a gordura, seja adicionada ou liberada pela própria carne. O método correto de grelhar é sempre sobre uma grelha onde a gordura escorra por entre os sulcos do aparelho, sem absorção pelo alimento.

Grelha Elétrica:

É muito segura, sem labaredas ou líquidos flamáveis, e lógico... conveniente - não é necessário comprar carvão, nem gás. E o melhor, ela sempre cozinha uniformemente, mantendo a temperatura constante e muito fácil de controlar, e assim não tem pontos mais quentes e nem labaredas.

xxx

Glayson Nunes

Frango Grelhado




Pessoas, só a foto já diz tudo... não há nada melhor que um filé de frango grelhado, com batata frita... uma coca mais que gelada... nossa, minha boca virou um brejo agora, isso porque já são praticamente meia noite e não comi nada até agora, mas estou muito bem acompanhado de uma enorme taça de vinho tinto, faz um bem enorme ao coração!


Glayson Nunes

Queijo-de-Minas grelhado...


Encontrou um queijo branco na geladeira? Grelhe-o e sirva acompanhado de doce de leite ou goiabada, mas até mesmo puro fica uma delícia.

rs...

P.S.: os paulistas chamam o nosso queijo grelhado, ou mesmo espetado no garfo e assado no fogo do fogão de "queijo quente"... quanta criatividade!

Glayson Nunes

Salmão Grelhado ao Molho de Tomate...


Como prometido, mais receitas que poderão (deverão) ser usadas na semana santa!

Ingredientes

400g de filé de salmão
2 colheres de chá de alho amassado
Sal e ervas finas a gosto
½ limão
2 colheres de sopa de óleo ou azeite
3 colheres de sopa de polpa de tomate sabor manjericão ou salsa (eu uso a marca Pomarola)
½ cebola pequena picada em rodelas finas
1 tomate picadinho sem pele e sem semente
1 colher de sopa de coentro bem picadinho
½ cubo de caldo de peixe

Modo de Preparar

Tempere o filé de salmão com metade do alho, sal, algumas gotas de limão e as ervas finas. Reserve por 2 horas. Numa panela, aqueça o óleo ou azeite e frite a cebola, acrescente o restante do alho e o sal sem deixar dourar demais. Adicione 50 ml de água, junte o tomate e o caldo de peixe. Deixe ferver por 5 minutos e coloque a polpa de tomate e o coentro. Mexa e desligue o fogo. O molho é pra ser bem consistente, por isso não precisa acrescentar mais água. Grelhe o salmão por 5 minutos. Se for feito no aparelho para grelhar, não precisa mexer durante o processo, mas de for na frigideira, tem que virar o peixe para dourar dos dois lados. Mas, atenção: mexa com muito cuidado para não despedaçá-lo. Depois é só colocar o peixe numa travessa e derramar o molho sobre ele.

Lots of Love

Glayson Nunes

Diversos...


Olá,
últimas receitas da semana serão postadas hoje, amanhã estarei viajando para a casa de minha Mãe e retorno somente na próxima semana, não quer dizer que não irei cozinhar por lá, mas corro o sério risco de não ter tempo para atualizar o blog neste longo e desejado feriado... aos que irão trabalhar, meus sinceros pêsames! eu viajo às 15hs se Deus abençoar e a partir daí só descanso e matar a saudade de minha família... todavia, contudo, porém, quem me conhece sabe que eu amo e adoro um salmão... e vou deixar mais uma receita para vocês utilizarem nos próximos dias, como minha família ainda é católica, minha mãe não nos deixa comer Carne Vermelha até o domingo... enfim, ela guarda a quinta-feira Santa, a sexta-feira Santa então nem se fala, o sábado de Aleluia... ou seja, o fim-de-semana quase todo... então carne mesmo... assadinha e gostosa, só no domingo... até lá... muito salmão, bacalhau e afins...

Feliz Páscoa à todos... ótimo feriado, bom descanso, bons sonhos, mantenha a saúde em ordem...

P.S.: esta foto deste salmão grelhado é uma perdição, e ele é facílimo de ser feito, salmão, limão, alecrim, sal e alho... grelhar e comer!

Bjok's

Glayson Nunes

terça-feira, 7 de abril de 2009

Lombo de Panela com Batatas


Essa sim é de dar água na boca viu... lombo já deveria ser classificado como algo divino... mas tudo bem, perdoamos quem esqueceu... mas bora lá, olha só a cara deste lombo e diga que não te deu fome neste momento... vou no fim-de-semana para a casa de minha Mãe (a Gladys) e ela é louca por lombo, vou estudar que receita fazer para ela, pois tem uma outra receita com bacon, ervas e abacaxi que traduz um sonho...

Necessário:

2 colheres de oléo ou 4 de azeite
1 colher de chá de açúcar
1 cebola média cortada em fatias grossas
250 ml de vinho tinto seco
1 quilo de lombo de porco
200 ml de suco de limão
Pimenta a gosto (como podem ver, quase tudo que eu faço vai pimenta!)
Alho
1 folha de louro
Sal a gosto...
e lógico as batatas semi-cozidas...

Prepare:

Se vai fazer o prato no almoço de domingo, tu tem que começar o preparo dele já no sábado, veja como: lave o lombo, escorra e fure ele todinho com um garfo. Coloque em um recipiente, espalhe sobre ele o suco de limão e cubra com água. Reserve por aproximadamente 30 minutos na geladeira. Escorra a marinada e reserve. À parte misture o sal com o alho, a cebola picada em fatias grossas, o vinho, a folha de louro e a pimenta. Esfregue todos esses temperos por todo o lombo, cubra novamente e deixe marinar por toda a noite, virando-o algumas vezes. No dia seguinte, aqueça uma panela de fundo grosso, coloque o oléo, o açúcar e doure levemente. Junte o lombo na panela, virando-o, até pegar um bonito tom dourado. Despeje o líquido da marinada que tu reservou e jogue sobre o lombo e deixe cozinhar em panela tampada até ficar macio. Sempre que necessário, pingue água aos poucos.

Quando estiver macio, coloque as batatas na mesma panela para que peguem o mesmo sabor e sirva logo em seguida com um arroz branco!

See ya,

Glayson Nunes

Caldo de feijão


Pessoas, aqui em BH não pára de chover a semanas, todo dia chove um tanto, e ontem anoite então parecia que o mundo desabaria em água aqui no centro da capital... e com isso nada melhor que uma receita quentinha e prática para deixar a noite mais agradável... receita simples e um delicioso caldo...

2 xícaras, copos, punhado ou a quantidade que tu quiser de feijão cozido
150 gramas de toucinho defumado em tiras, ou bacon, ou linguiça...
5 dentes de alho amassados...
1 cebola média ralada, picada, espremida...
Pimenta a gosto
sal a gosto...

Bata o feijão no liquidificador e reserve. Frite as fatias de toucinho defumado. Neste óleo que sobrou, doure o alho, a cebola e coloque o sal, se necessário, uma vez que o feijão já deve estar temperado. Refogar o caldo do feijão. Deixe ferver bastante e coloque o restante dos temperos.

Aproveite esta delícia nos dias friossss... se mora no sul ou em sampa, sabe que caí muito bem um caldinho desses...

lots of love,

Glayson Nunes

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Bife de Pizza

Pessoas, receita "mara" a primeira vista eu achei que não daria certo... sabe quando tu prepara algo e fica com o pé atrás, querendo mudar um pouco e até mesmo duvidando, isso tudo, devido a simplicidade do preparo, mas vou dizer uma coisa... não sobrou nem o cheiro, receita "mara"!

Ingredientes...

- 1/2 kg de bife de alcatra (sem o excesso de gordura)

- sal e pimenta-do-reino a gosto

- um fio de azeite

- 400 g de queijo mussarela fatiado

- 400 g de presunto fatiado

- 4 tomates cortados em rodelas finas (temperadas com sal,
pimenta e um fio de azeite a gosto)

- 3 cebolas grandes cortadas em rodelas finas

- 1 caixinha de molho de tomate pronto (520 g)

- sal e orégano a gosto...

- 200 g de queijo mussarela ralado (para cobrir)

- 1 tomate cortado em rodelas (para decorar)

Modo de Preparo...

1 - Com auxilio de um batedor de carne bata os bifes de 1/2 kg de
alcatra e deixe bem fininho (tenha o cuidado de não rasgar os
bifes). Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e um fio de
azeite. Reserve...

2 - Unte um refratário com azeite e faça camadas da seguinte
forma:

- bifes temperados

- molho de tomate pronto

- fatias de queijo mussarela

- fatias de presunto

- rodelas finas de cebola

- rodelas de tomate (temperadas com sal, pimenta e um fio de azeite a gosto)

- orégano a gosto

Repita novamente as camadas (mais 2 vezes) e termine com 200 g de
queijo mussarela ralado e 1 tomate cortado em rodelas...

3 - Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 35 minutos coberto
com papel alumínio.
Sirva imediatamente com arroz branco e fique louco comendo!!!

Glayson Nunes

domingo, 5 de abril de 2009

Cajá: Uma Fruta Exótica...


Há tempos eu não saboreava um cajá, e que fruta gostosa... depois que mudei-me para BH fiquei muito tempo sem ver, uma vez que no interior os pés ficam espalhados em nossos quintais, nos acostumamos a ve-los e a degustar sempre...

O cajá é uma fruta encontrada principalmente na região nordeste do Brasil, mas sua origem é da América Central.

Suas características principais são:

A cor amarelo-ouro ou alaranjada;
Polpa com sabor ácido;
Casca lisa e fina;
A árvore cajazeira tem folhas verdes e se adapta bem ao clima quente.

As propriedades que qualificam as frutas são as fibrasque facilitam o trabalho intestinal, cálcio, fósforo e ferro que mantém a saúde em dia fortalecendo os ossos, auxiliando na contração muscular e diminuindo a fadiga.

Por ser uma fruta cítrica o cajá possui vitamina C que fortalece o organismo.

Na hora de escolher, opte pelas frutas com poucas manchas e casca lisa.

Conserve-as em locais ventilados.

Se você ainda não provou o cajá, saiba que ele é cultivado o ano todo!

Ciao,

Glayson Nunes

Lasanha de Frango


Pessoas, mesmo eu tendo anunciado que estou fazendo algumas dietas, e postando receitas e comentários sobre vida saudável, eis que vez ou outra, surge em minha vida uma receita um pouco mais suculenta, calórica, generosa nas porções... enfim, amo lasanha!

Receita básica:


Massa de molho por 30 minutos
Frango desfiado
Temperos à gosto
Mussarela ralada
Presunto ralado
Molho à gosto

Como eu preparo esta beleza da foto:

Deixo a massa descansar e vou logo fritando o frango desfiado com azeite, alho e cebola... assim que estiver fritinho eu já introduzo os tomates, um pouco de manjericão para ir dando aquele gostinho... e vou dando o tom ao molho que eu quero, sempre em abundância...

Montagem:

Molho no fundo do refratário
massa
molho novamente
presunto
mussarela

e repita tudo novamente em quantas camadas quiser... eu não ultima coloco requeijão e capricho na mussarela e queijo ralado para ficar ainda mais gostoso, orégano e forno por 25 min...

Sirva quentíssimaaaaaaaaaaaaaa

Bjus

Glayson Nunes

Estrogonoffeeee de Carne...


Bem, alguns vão dizer... mais uma receita de estrogonoffe, bem... sim, é mais uma receita, mas a minha receita, a que eu gosto de fazer, e a que eu criei... e cá pra nós, receitas é igual aquele ditado... "quem conta um conto, aumenta um ponto" você vê uma receita e a usa, mas raramente tu faz da forma que está escrito, você acaba discordando da quantidade de um iten ou outro, se deve ou não colocar aquele ingrediente que pouco conhece, e assim acaba criando "A Sua" receita...

Eu gosto de usar no meu estrogonofe de carne o seguinte:

Coxão mole em bife, pois eu mesmo gosto de fazer o corte na carne...
Alho, cebola, azeite, sal, pimenta para temperar...
oregano, manjericão, tomate...
creme de leite
molho de tomate

sei que o coxão mole já é uma carne macia, mas eu gosto de picar ela com calma e temperar em uma travessa e deixar ela descansar um pouco com tempero, e sempre uso um pouco de amaciante de carnes... deixa um temperinho bom... enquanto ela descansa corte os tomates para preparar o molho, ou use um pronto... eu geralmente uso meio a meio pois fica muito bom... frite a carne e aos poucos coloque o material do molho na mesma panela em que tu estiver fritando a carne... o alho, a cebola, o tomate e vá mexendo tudo devagar... oregano e manjericão são opcionais... depois de pronto, desligue o fogo e coloque o creme de leite... mexa bem e prove!

Com isso, arroz branco e batata palha - tá pronto o estrogonoffee de carne!

Ciao,

Glayson Nunes

Salmão Grelhado


Delícia de peixe, meu preferido... e aproveitando o fim da quaresma, nada melhor que uma receita tão prática e tão rápida de ser feita que num dá nem para acreditar, ultimamente estou fazendo algumas dietas, melhorando alguns velhos hábitos, a idade já começa a me cobrar um certo preço... por isso... pegue um pedaço de salmão e tempere com suco de 1 limão e passe por ele alho amassado e deixe descansar, eu não utilizo sal... um pouco de pimenta do reino é bem vinda também... enquanto isso rale uma cenoura para colocar no arroz, corte um tomate em rodelas e o milho verde e a ervilha dão um sabor e uma cor ainda mais bonita ao prato...

Depois de uns 15 min o teu salmão já está temperado e pronto para ser grelhado, enquanto ele está no seu grill, ou frigideira _ e se for fazer na frigideira, apenas pingue um pouco de azeite e frite primeiro um lado do salmão e depois o outro, é interessante não ficar fazendo aos poucos... e até que ele fique douradinho como na foto, dá tempo de seu arroz ficar pronto e tu poderá apreciar esta refeição linda e leve!

Beijok's

Glayson Nunes

Várias Receitas Práticas para o Dia-a-Dia...



Olá pessoas, antes de mais nada, desculpe por estar "ausente" com as receitas por tanto tempo, honestamente, tenho tido dias de chuvas em minha vida, mas continuamos levando tudo da melhor maneira possível e feliz na medida em que a vida permite... as últimas atualizações não foram com receitas mas considero de muita utilidade, afinal... frutas, verduras, legumes e até mesmo gelatina... são itens que devemos consumir sempre, pois como listado... todos tem seus benefícios à nossa saúde não é mesmo?!... Estarei sempre colocando curiosidades e espero que você aproveite da melhor maneira possível...

Bjus e tenham um domingo doce!

Glayson Nunes

sábado, 4 de abril de 2009

Dez perguntas sobre gelatina...


Pessoas, matéria muito bakana sobre quem gosta de se cuidar e quer ter uma vida mais que saudável, vale a pena ler e aplicar em seu cotidiano...

Ela é uma unanimidade — merecida, aliás — entre os que vivem de dieta. Pudera! Poucas sobremesas são tão pobres em calorias. Mas o que tem de diz-que-diz-que em torno de suas propaladas qualidades é uma loucura. A delícia geladinha seria tiro e queda contra unhas fracas, queda de cabelo e flacidez. Resta saber se faz jus mesmo a essa fama toda

1. É verdade que a gelatina enrijece o corpo?

“Sim, porque contém nove dos dez aminoácidos essenciais ao corpo”, responde a nutróloga Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro. Os aminoácidos são importantes nesse caso porque favorecem a síntese do colágeno, substância que ajuda a sustentar os tecidos. A especialista em medicina estética Isabella Rostock, da Clínica Viteé, no Rio de Janeiro, concorda: “A gelatina pode até ajudar na formação da massa magra, o que deixa o corpo mais firme, mas isso desde que você pratique atividade física”, ressalva.

2. Consumir gelatina com regularidade ajuda a prolongar a juventude?

“Ela é boa para a saúde”, resume o engenheiro de alimentos Valdemiro Sgarbieri, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista. Isso não quer dizer que prolongue a juventude. “Seus aminoácidos são úteis na manutenção dos ossos, das cartilagens, dos tendões e da pele. Mas de nada adianta consumir grande quantidade de gelatina sem adotar outros hábitos saudáveis”, avisa Isabella Rostock.

3. Quais as diferenças entre gelatina em folha e em pó?

No que se refere a valores nutricionais, são praticamente iguais, pois ambas têm a mesma matéria-prima: colágeno hidrolisado. A forma de preparo é que pode representar alguma diferença, mas apenas no aspecto culinário. “A versão em folhas facilita a dosagem graças ao desenho quadriculado na superfície”, opina Celia Ito, nutricionista da Dr. Otker. “Isso é importante porque pequenas variações na quantidade já podem comprometer o sucesso de certas receitas.”

4. Posso substituir a gelatina comum por gelatina em cápsulas?

Poder, pode. Ambas oferecem os mesmos benefícios. Porém, considerando que a dose mínima para obtê-los é de 10 gramas de gelatina por dia, você precisaria ingerir 20 cápsulas, já que cada uma delas contém só 500 miligramas. “Se preferir o suplemento, a forma em pó leva vantagem. Nesse caso, basta ingerir 1 colher de sobremesa”, indica Tamara Mazaracki. “Sem contar que a ação da gelatina em pó é mais rápida”, completa Valdemiro Sgarbieri. Já aquela gelatina colorida e com sabor de infância não é tão eficiente para a formação do colágeno.

5. Ouvi dizer que gelatina faz bem à pele do rosto. É verdade?

Sim. “Como a gelatina é uma das maiores fontes de aminoácidos que estimulam a formação do colágeno, auxilia na nutrição dos tecidos”, confirma Tamara Mazaracki. “Por isso, ajuda mesmo a manter a elasticidade da pele”. Nunca é demais lembrar, porém, que você deve encarar esse alimento como um dos itens de uma alimentação equilibrada.

6. Quais as quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras presentes na gelatina comum e na diet?

Segundo a nutricionista Monica Bieler, do Espaço Stella Torreão, no Rio de Janeiro, nenhuma das duas tem gordura na sua composição. Quanto aos demais nutrientes, dê uma olhada na tabela comparativa abaixo — calorias incluídas —, considerando 100 gramas do produto pronto.

7. É verdade que a gelatina fortalece as unhas e acaba com a queda de cabelo?

“O consumo regular ajuda a aumentar a espessura das unhas e do cabelo, o que os torna mais fortes. Além disso, acelera o crescimento”, diz Valdemiro Sgarbieri. Tamara Mazaracki concorda: “O colágeno forma a matriz onde os minerais se fixam para deixar as unhas fortes e os fios brilhantes e resistentes”. Já Isabella Rostock tem uma opinião diferente: “A gelatina não tem tanto poder. Ela pode até ajudar a reverter a fragilidade dessas estruturas em caso de carência alimentar. Mas, se você estiver com queda de cabelo ou unhas fracas, procure um médico.”

8. Comer gelatina antes das refeições diminui o apetite? Por quê?

Sem dúvida, de acordo com os especialistas consultados. A gelatina tem a capacidade de se ligar a uma grande quantidade de água. Por isso, dá a sensação de saciedade e diminui os riscos de exagerar à mesa. “Pelo mesmo motivo — e também por ser pouco calórica — é tão usada como ingrediente de musses, sopas, sucos e sorvetes”, lembra Tamara Mazaracki.

9. Suplementos à base de gelatina podem ajudar na prevenção da celulite e da flacidez?

“Contra a flacidez, eles podem ser um fator a mais para a prevenção, mas, isoladamente, não têm efeito”, avalia Isabella Rostock. “Hábitos saudáveis ainda são mais importantes para nutrir, oxigenar e manter firmes os tecidos”. Já para combater a celulite, são completamente inócuos. “Não há comprovação científica sobre a ação da gelatina contra as depressões na pele”, afirma Valdemiro Sgarbieri. “A celulite é um processo multifatorial e a gelatina não tem o poder de amenizá-la”, concorda Tamara Mazaracki.

10. Qual é a matéria-prima da gelatina e quais os principais benefícios para a saúde?

“A gelatina é extraída da pele, das cartilagens e dos ossos bovinos — ricos em colágeno, a principal proteína estrutural dos tecidos e dos ossos”, conta Celia Ito, nutricionista da Dr. Oetker. “A conversão do colágeno (proteína insolúvel) em gelatina (proteína solúvel) é resultado de um procedimento físico e químico.” O produto final desse processo é a gelatina, que, como vimos, preserva articulações, cartilagens, ligamentos e ossos, além de reconstituir e fortalecer o cabelo, as unhas e outros tecidos do corpo.

Ciao,

Glayson Nunes

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Pêra...


A pêra é o fruto (na verdade pseudofruto) comestível da pereira, uma árvore do gênero Pyrus L., família Rosaceae, e uma das mais importantes frutas de regiões temperadas.

Possui quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina ou B3, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo que fortifica o músculo cardíaco essenciais ao crescimento, evitam a queda dos cabelos e sanam alguns problemas de pele.
Ainda contem vitaminas A e C e sais minerais incluindo o Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Silício e Ferro
É muito apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor. Ideal para regimes, devido ao seu baixo valor calórico cerca de 53 calorias por cada cem gramas de fruto, Usada em regimes alimentares, devido a sua leveza e textura e de fácil absorção pelo organismo e tratamentos cardíacos, é um bom complemento alimentício, tanto na formação dos ossos, dentes e sangue como mantêm o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso.
Tem muitas fibras, por isso é boa também contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga.

De preferência é bom comprar durante o mês de janeiro, pois é encontrada a preços mais em conta. Mas existe pêra importada de fevereiro a setembro.

Por requerer um clima quente para produzir fruto, já que as pereiras não são tão resistentes ao frio como as macieiras, o melhor mês realmente para encontrá-las no comércio é sempre no começo do ano, porém estendendo-se até setembro.

Como as maçãs, a fruta da pêra é um pomo. Há milhares de variedades domésticas de pêra. Em áreas tropicais, a palavra pêra pode também ser utilizada para denominar abacate (Persea americana), fruto que não tem parentesco com as verdadeiras pêras.

Enjoy it...

Glayson Nunes

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dicas para uma alimentação SAUDÁVEL...


1- Conheça seu corpo e lembre que cada pessoa metaboliza de uma forma diferente os alimentos. Quem engorda fácil precisa evitar gorduras. Aqueles que sofrem de colesterol alto não devem comer ovos. O sal é nocivo para os hipertensos, e quem tem problemas com fermentação passa melhor se não exagerar nos doces, leite e feijão, por exemplo.

2- Faça, no mínimo, três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) e, se possível, inclua um lanche à tarde. Procure observar horários fixos e não transforme os finais de semana em "vale tudo". Assim, gradativamente, você comerá menos e manterá níveis de energia sempre estáveis.

3- Metade das calorias ingeridas deve vir de carboidratos complexos, que são lentamente transformados em açúcar. É o caso das massas, cereais e féculas, como a batata.

4- Use e abuse das frutas e verduras. Elas fornecem as vitaminas, sais minerais e fibras que regulam o funcionamento do corpo. A regra geral é consumir de 3 a 4 frutas diferentes por dia, sendo uma rica em vitamina C (laranja, kiwi, goiaba, caju, etc.). Duas variedades de hortaliças por refeição também garantem nutrição adequada, mas uma deve ser rica em vitamina A (cenoura, beterraba, brócolis, escarola, espinafre).

5- Varie as fontes de proteína diariamente (carnes brancas e vermelhas, queijos, leguminosas e ovos). É desse grupo que vêm as substâncias para formação e recuperação de músculos, peles e ossos.

6- Reduza o consumo de gorduras e açucares simples, como o de refrigerantes e doces. Se não forem imediatamente "queimados" pelo organismo, eles se transformam rapidinho em indesejáveis depósitos de gordura.

7- Para assegurar o fornecimento de fibras, adote pelo menos um alimento integral – pão ou arroz.

8- Mantenha-se hidratado, bebendo água, sucos no intervalo das refeições.

9- Na hora de comer, dê um tempo só para você. Isso significa não "aproveitar" para ver televisão, ler o jornal ou examinar um relatório enquanto mastiga a comida.

10- Resista à tentação dos fast-foods que, em geral, são pródigos em frituras, cremes e alimentos gordurosos, além de forçarem que a refeição seja rápida. Os restaurantes por quilo, por exemplo, oferecem maior variedade e permitem equilibrar melhor o prato.

e VIVA SEMPRE FELIZ!!!

Glayson Nunes

Manga...


A mangueira é uma árvore frutífera cujos frutos tão conhecidos como mangas. Estas árvores pertencem ao género Mangifera L., que inclui cerca de 35 espécies de árvores da família Anacardiaceae, nativas do sul e do sudeste asiático desde o leste da Índia até às Filipinas, e introduzidas com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique e em outros países tropicais. A espécie mais difundida é a Mangifera indica. O nome da fruta vem da palavra malayalam manga e foi popularizada na Europa pelos portugueses, que conheceram a fruta em Kerala (que conseguiram pelas trocas de temperos).

As mangueiras são grandes árvores, podendo atingir entre 35 e 40 metros de altura, com um raio de copa próximo de 10 metros. Suas folhas botânicas são perenes, entre 15 e 35 centímetros de comprimento e entre seis e 16 centímetros de largura.Quando jovens estas folhas são verde-folha. As flores são diminutas, em inflorescências paniculadas nas extremidades dos ramos. São tantas que seu perfume é sentido a boa pertice.

As sementes, quando plantadas em solo fértil e bem irrigado, podem germinar com facilidade e originar novas árvores de crescimento rápido nos primeiros anos. Desta forma a mangueira tem se disseminado pelas formações vegetacionais nativas no Brasil, e apresentam uma ameaça à vegetação nativa quando sua cultura não tem o manejo adequado.

A manga é uma fruta do tipo drupa, de coloração variada: amarelo, laranja e vermelha, sendo mais roseada no lado que sofre insolação direta e mais amarelada ou esverdeada no lado que recebe insolação indireta. Normalmente, quando a fruta ainda não está madura, sua cor é verde, mas isso depende do cultivo. A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce, encerrando uma única semente grande no centro. As mangas são usadas na alimentação das mais variadas formas, mas é mais consumida ao natural.

Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e anti-oxidantes, podendo conter vitamina A, vitamina B e vitamina C.

Graças à alta quantidade de ferro que contém, a manga é indicada para tratamentos de anemia e é benéfica para as mulheres grávidas e em períodos de menstruação. Pessoas que sofrem de cãimbras, stress e problemas cardíacos, podem se beneficiar das altas concentrações de potássio e magnésio existentes que também auxiliam àqueles que sofrem de acidose. Também há relatos de que as mangas suavizam os intestinos, tornando mais fácil a digestão. Na Índia, onde a manga é a fruta nacional, acredita-se que as mangas estancam hemorragias, fortalecem o coração e trazem benefícios ao cérebro.

é isso... eu só fiz este post pois tomei café-da-manhã agora com uma deliciosa manga "rosa".

Glayson Nunes
 
1.