quinta-feira, 18 de junho de 2009

Brigadeiro por quê?


Brigadeiro é o mais famoso e difundido doce de festa brasileiro, normalmente presente nas mesas de aniversário.
Conta-se que surgiu em meados da década de 40 do século passado, quando, em 1945, o brigadeiro Eduardo Gomes candidatou-se à Presidência da República pela UDN - União Democrática Nacional, concorrendo com o, também militar, Eurico Gaspar Dutra.
O brigadeiro era um homem bonito, de físico avantajado, muito charmoso e solteiro. Com o slogan “Vote no Brigadeiro que é bonito e é solteiro” , o candidato fazia grande sucesso entre as mulheres. E, um grupo delas, moradoras do requintado bairro do Pacaembu, na cidade de São Paulo, organizou diversas festas em prol da sua candidatura. Diz a História, que numa destas ocasiões, criaram um doce que misturava leite condensado, chocolate e manteiga, e o batizaram de “brigadeiro”, em sua homenagem. No entanto, apesar do doce apoio recebido, a eleição foi ganha pelo General Eurico Gaspar Dutra. Mas para deleite da posteridade, a culinária brasileira ganhou essa delícia que tem adeptos de todas as idades de Norte a Sul do Brasil e que, com imigração brasileira para os 4 cantos do mundo, tem se tornado mundialmente conhecido e apreciado.

Resolvi postar a receita, até porque é super simples de fazer:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga (ou margarina) sem sal
2 colheres (sopa) de cacau em pó ou 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
Chocolate granulado para cobrir as bolinhas

Modo de Fazer

- Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o cacau (ou chocolate em pó).
- Cozinhe em fogo médio, mexendo com uma colher de pau sem parar, até que a massa comece a desgrudar da panela.
- Retire do fogo, deixe esfriar bem e, então, com as mãos untadas de manteiga, faça bolinhas e envolva-as em chocolate granulado.
- Coloque cada bolinha numa forminha de sua preferência. Existem diversos tipos disponíveis no mercado e você também pode usar sua criatividade para embalá-los de uma forma personalizada.

Depois disso, é só engordar, ou melhor, degustar!

Glayson Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
1.