quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A batata inglesa...


A batata é originária do Peru, onde fora cultivada desde eras imemoriais pelo povo inca, sendo chamada de "papa" na língua quíchua. Ainda em nossos dias, nos países andinos, produzem-se e se comercializam mais de 200 variedades diferentes de batatas.

Recente pesquisa baseada no DNA comprovou que todas as variedades da batata descendem de uma única variedade de planta originária do sul do Peru. Esta mesma pesquisa evoca evidências arqueológicas de que o vegetal ali já era cultivado há 7.000 anos para efeitos de alimentação humana.[carece de fontes?]

Em 1570, a batata foi levada para a Espanha, de lá se disseminando para a Europa e depois para todo o mundo. Actualmente, a cultura mundial atinge a cifra de cerca de 300.000.000 toneladas/ano.

A batata é rica em grãos de amido, armazenados nos amiloplastos.

Gastronomia:

As batatas têm grande importância na culinária. Podem ser consumidas fritas, assadas ou cozidas. São muitas vezes consumidas quentes, como acompanhamento da refeição principal, ou frias como parte de saladas. Em alguns países elas são servidas no café da manhã, amassadas ou raladas e fritas.

Curiosidade:

O ano de 2008 foi considerado o ano internacional da batata.


Glayson Nunes,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
1.