segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Curiosidades... Mamão - papaya


Nome Científico: Carica papaya
Nome Popular: Mamão, papaia, ababaia, mamoeiro, papaeira, mamão-papaia, mamãozinho, mamão-do-amazonas, pinoguaçu,
Família: Caricaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América Tropical
Ciclo de Vida: Perene

O mamoeiro é uma árvore de caule semi-herbáceo, oco, cilíndrico e simples. No topo da árvore não vemos ramos, apenas folhas grandes, digitilobadas, com nervuras amarelas, sustentadas por longos pecíolos. Ao caírem, durante o crescimento da planta, as folhas deixam grandes cicatrizes no caule. O mamoeiro pode produzir flores masculinas, femininas ou hermafroditas em plantas dióicas ou monóicas.

O mamão é um fruto carnoso, grande, indeiscente, com polpa macia, densa, aromática e de coloração variável entre o amarelo e o vermelho. Sua casca é lisa e fina, verde na ocasião da colheita e que torna-se gradativamente amarela ou alaranjada com o amadurecimento. A cavidade interna do fruto contém numerosas sementes pretas, comestíveis, de sabor picante, revestidas por uma substância mucilaginosa.

Os mamões maduros são consumidos geralmente in natura, mas têm ampla utilização culinária, na forma de shakes, doces, pudins, ensopados, etc. Os mamões verdes, cortados em tiras finas, são utilizados na preparação de um saboroso doce em calda. O mamão é uma fruta sensível que deve ser acondicionada, transportada em armazenada sob cuidados especiais, para que não sofra machucaduras que inviabilizem sua comercialização e consumo.

A seiva leitosa extraída do frutos verdes e do caule, contém a enzima papaína, largamente utilizada como medicinal e na indústria, como amaciante de carnes, tratamento de couros e na composição de cosméticos.

Medicinal
Indicações: Afecções renais e repiratórias, obesidade, flatulência, prisão-de-ventre, verminoses, azia, verrugas e pólipos.
Propriedades: Antiinflamatória, calmante, cicatrizante, digestivo, diurético, emoliente, laxativa
Partes usadas: Folhas, raízes, flores, seiva, frutos.
Cuidado: Algumas substâncias contidas no mamão podem suprimir os efeitos do hormônio progesterona na mulher, ocasionando abortos. Por este motivo não é recomendado o consumo por mulheres grávidas.


Vai um mamãozinho ae???

Beijos e muitas alegrias à todos...

Glayson Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
1.