sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Batata Rosti...


Rösti é um prato de batata da Suíça, do Cantão de Berna, pertencente à "parte alemã" do país. Cada um dos 26 cantões, como são chamadas as regiões da Suíça, descobriu um jeito diferente de preparar as batatas. Em geral, elas são servidas no formato de uma panqueca e podem levar outros ingredientes na receita, como bacon, cebola, queijos, maçãs e ervas frescas dependendo da região. Rösti significa "crocante e dourado" e as batatas passam a ter estas propriedades depois de fritas em frigideira com manteiga e óleo até ficarem com uma crosta dourada nos dois lados. Antes de serem fritas, elas são cozidas e descansam até serem raladas em grossas fatias.

Vamos a receita simples:

4 batatas médias
4 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de manteiga
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Preparando:

Cozinhe as batatas inteiras e com casca até que estejam ainda firmes no centro. Resfrie-as. Retire a casca, rale no orifício mais grosso do ralador e reserve.

Misture a batata ralada à manteiga e tempere com sal e pimenta. Faça panquecas, apertando levemente uma porção da mistura de batatas entre as palmas das mãos abertas.

Numa frigideira antiaderente, aqueça o óleo e frite as “panquecas” até dourá-las, amassando para que fiquem levemente achatadas.

E tu pode colocar o que quiser por cima, seja mussarela, bacon, calabresa, tomate, ervas finas, o teu recheio é que vai dar o tom desta delícia.

E-joy It

Glayson Nunes

Um comentário:

  1. Nossaaaaa!!!!!!! Sou doida com essa batata e não sabia fazer, vou ter que "tentar" fazer e ver se fica linda com a sua, Bjssssssss

    ResponderExcluir

 
1.