domingo, 3 de maio de 2009

Canjiquinha com costelinha...


Um prato saboroso que pode ser deliciado em dias bem frios! A canjiquinha com costelinha de porco é uma boa opção para quem quer cair nas tentações da culinária mineira. Além do sabor, a receita é certeza de praticidade na cozinha e nutrição.

Este prato típico de Minas teve sua origem na época do Brasil colônia e foi inspirado na feijoada. Assim como os escravos utilizavam os restos do porco para fazer o feijão mais famoso da cozinha brasileira, os pedaços do milho transformaram-se em alternativa para suprir a fome de muita gente. E no meio da receita, colocaram bacon, lingüiça, paio, hummm... até formar esse caldo maravilhoso que conhecemos hoje...

Quando se serve canjiquinha não é necessário fazer um acompanhamento como arroz, feijão ou carnes. Ela já é bem completa!!!

Outra boa dica para quem quer fazer a canjiquinha é usar a panela de pressão. Em cerca de 40 minutos, ela já está pronta para ser saboreada!!! Ah, e não se esqueça de acrescentar pimenta e cheiro verde. A partir daí é bom apetite, uai!

Ingredientes:

1 paio, 1/2 Kg de costelinha de proco fresca, 150g de linguiça, 50g de bacon...

 250g de canjiquinha, 2 tomates, 1 cebola média, 2 colheres de sopa de cheiro verde. Sal e pimenta a gosto.

Passo-a-Passo:

Coloque o bacon na panela em fogo baixo e logo em seguida acrescente a costelinha de porco e deixe dourar, enquanto a carne doura... coloque 1 litro de água para ferver!

Assim que a carne estiver com cor, douradinha... coloque a cebolala, acrescente o paio e a linguiça. Coloque o tomate e misture os ingredientes e deixe refogar por alguns minutos. Acrescente a canjica amarela e coloque a água fervendo. Misture bem e deixe cozinhar até que os grãos estejam bem macios coloque o sal e pimenta a gosto.

Sirva quentíssimaaaaa! Ontem fez 18 graus aqui na capital, choveu novamente e o clima estava mais que propício para este delicioso prato uai!


Beijok's


Glayson Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
1.