terça-feira, 7 de abril de 2009

Lombo de Panela com Batatas


Essa sim é de dar água na boca viu... lombo já deveria ser classificado como algo divino... mas tudo bem, perdoamos quem esqueceu... mas bora lá, olha só a cara deste lombo e diga que não te deu fome neste momento... vou no fim-de-semana para a casa de minha Mãe (a Gladys) e ela é louca por lombo, vou estudar que receita fazer para ela, pois tem uma outra receita com bacon, ervas e abacaxi que traduz um sonho...

Necessário:

2 colheres de oléo ou 4 de azeite
1 colher de chá de açúcar
1 cebola média cortada em fatias grossas
250 ml de vinho tinto seco
1 quilo de lombo de porco
200 ml de suco de limão
Pimenta a gosto (como podem ver, quase tudo que eu faço vai pimenta!)
Alho
1 folha de louro
Sal a gosto...
e lógico as batatas semi-cozidas...

Prepare:

Se vai fazer o prato no almoço de domingo, tu tem que começar o preparo dele já no sábado, veja como: lave o lombo, escorra e fure ele todinho com um garfo. Coloque em um recipiente, espalhe sobre ele o suco de limão e cubra com água. Reserve por aproximadamente 30 minutos na geladeira. Escorra a marinada e reserve. À parte misture o sal com o alho, a cebola picada em fatias grossas, o vinho, a folha de louro e a pimenta. Esfregue todos esses temperos por todo o lombo, cubra novamente e deixe marinar por toda a noite, virando-o algumas vezes. No dia seguinte, aqueça uma panela de fundo grosso, coloque o oléo, o açúcar e doure levemente. Junte o lombo na panela, virando-o, até pegar um bonito tom dourado. Despeje o líquido da marinada que tu reservou e jogue sobre o lombo e deixe cozinhar em panela tampada até ficar macio. Sempre que necessário, pingue água aos poucos.

Quando estiver macio, coloque as batatas na mesma panela para que peguem o mesmo sabor e sirva logo em seguida com um arroz branco!

See ya,

Glayson Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
1.